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ESTIMULAÇÃO PRECOCE NO AUTISMO
A Intervenção Precoce no Transtorno do Espectro Autista desempenha um papel fundamental como forma de prevenção de resultados negativos e na maximização de oportunidades de desenvolvimento para as crianças sinalizadas, ou já diagnosticadas com Autismo.
Com uma intervenção precoce é possível atuar ao nível da transformação das sinapses neuronais, que estão ainda flexíveis, devido à plasticidade neural das crianças.
O maior problema enfrentado no tratamento do TEA é o seu início muito tardio, pois, depois da primeira infância, o tratamento é mais difícil. Portanto quanto mais rápido o diagnóstico for feito e mais rápido a criança se desenvolve e os resultados aparecem.
Para ajudar crianças com TEA é importante estarmos familiarizados com sinais que podem indicar um possível transtorno, o mais precocemente possível.
Segundo o DSM 5 para se definir um diagnóstico de TEA, para além de preencher os seguintes critérios abaixo, devem também ter sido apresentados sintomas que comecem na infância precocemente e devem comprometer a capacidade do indivíduo em função da sua vida e do dia-a-dia.
Déficits significativos e persistentes na comunicação social e nas interações sociais em vários contextos, manifestados pelas seguintes maneiras:
– Dificuldade na reciprocidade social e emocional;
– Dificuldade na comunicação não-verbal utilizada para interação social;
– Dificuldade para desenvolver, manter e compreender relacionamentos com os seus pares;
Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades, manifestados por pelo menos duas das seguintes maneiras:
– Comportamentos repetitivos ou estereotipados – a nível verbal, motor ou no uso de objetos;
· Padrões ritualizados de comportamento verbal ou não verbal, ou excessiva resistência a mudanças, e excessiva adesão a rotinas;
– Interesses altamente restritos e fixos, que são anormais em intensidade e foco;
– Hiper ou hipo reação a estímulos sensoriais, ou interesse incomum em aspetos sensoriais do ambiente
Após a confirmação do diagnóstico, depois de ter sido submetida a uma avaliação individualizada, apropriada à criança e família, específica de modo a determinar o seu nível funcional, ou quando há uma sinalização indicando que a criança apresentar o TEA, esta deve entrar num programa intensivo de estimulação a nível comportamental, social ou cognitivo.
Os programas de intervenção fazem uma diferença importante e produzir ganhos significativos no desenvolvimente infantil.
O curso de Estimulação precoce no Autismo vai te ajudar a enteder sobre os melhores procedimentos para intervir e ajudar, no desenvolvimento das crianças na primeira infância.
Olha o Modelo do Certificado que você vai receber ao final do curso:
Aqui você economiza tempo e dinheiro, e recebe um conteúdo diferenciado
Módulo 1
AUTISMO E DIAGNÓSTICO
Módulo 2
A IMPORTÂNCIA DA ESTIMULAÇÃO PRECOCE NO AUTISMO
Módulo 3
NEUROPLASTICIDADE E AUTISMO
Módulo 4
COMO O CÉREBRO DO AUTISTA FUNCIONA
Módulo 5
AUTISMO E NEURÔNIOS ESPELHO
Módulo 6
O MODELO DENVER
Módulo 7
COMO TRABALHAR O MODELO DENVER NO AUTISMO
Módulo 8
COMO ESTIMULAR A LINGUAGEM DA CRIANÇA COM AUTISMO
Módulo 9
DICAS PARA ESTIMULAR A CRIANÇA COM TEA
Módulo 10
DICAS PARA AJUDAR CRIANÇAS AUTISTAS
Módulo 11
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